como preservar a fertilidade reprodução humana sao paulo
DeHumberto Mingoranze / Dúvidas FrequentesNotícias / 0 comentários

COMO PRESERVAR A FERTILIDADE?

COMO PRESERVAR A FERTILIDADE?

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a infertilidade é quando um casal tenta engravidar durante 12 meses e não obtêm sucesso. A partir deste momento é indicado procurar ajuda especializada.

Uma questão crucial nos últimos tempos é o adiamento da gestação, cada vez mais os casais e mulheres vem postergando a idade para gerar um filho, diversos são os motivos, falta de parceiro, escolhas profissionais, escolhas acadêmicas, questões financeiras e até mesmo o preparo emocional.

Mesmo que o casal não tenha interesse em engravidar no momento é importante pensar em ações que no futuro facilitem a gestação do casal. Muitas vezes é possível fazer um acompanhamento já com um especialista em reprodução humana, para cuidar melhor da saúde nesse sentido.

As dicas básicas para preservar a fertilidade são:

Não fume ou parede fumar

Pesquisas indicam que o tabagismo pode reduzir a fertilidade em até 43% e muitas vezes o comportamento do fumante pode estar associado a outros hábitos não saudáveis, como sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas, ansiedade etc. Além disso quando a gravidez vai adiante mulheres fumantes podem apresentar mais complicações durante a gestação.

Reduza a ingestão de álcool

Estudos indicam que mesmo o consumo pequeno de álcool pode reduzir as chances de fertilidade em 30%, além de afetar outras partes do organismo.

Não use drogas (Claro que é óbvio, mas é preciso falar).

Primeiramente pensamos em drogas recreativas, mas utilizar esteroides por exemplo também afetam diretamente a fertilidade, e se caso engravidar utilizando algum tipo de droga, a dependência pode afetar o bebe, prejudicando sua saúde e o tornando dependente já no ventre.

Evite o Stress e a Ansiedade

As doenças psicológicas estão entre as maiores causas de problemas de saúde no Mundo, e com a fertilidade não é diferente. Altera a produção hormonal, reduz libido, dificulta o sono, prejudica o coração a lista é grande! É preciso buscar ajuda profissional e controlar a situação, muitas vezes é difícil para o paciente, por isso a ajuda de amigos e familiares é muito importante.

Pratique atividade física!

É indicado atividade física moderada, uma carga exagerada de exercício físico pode ter efeito contrário, como no caso de atletas de elite que não menstruam justamente pela rotina de exercícios físicos.

Alimentação saudável

Uma alimentação restritiva também afeta a fertilidade de forma negativa, é preciso uma alimentação equilibrada, com os nutrientes certos e adequados. A obesidade também é um fator que prejudica a saúde e afeta diretamente a capacidade de reprodução.

Mantenha relações saudáveis

É importante cuidar com doenças como DSTS que além de prejudicar a saúde, reduzem ou extinguem a fertilidade, até mesmo doenças comuns como a clamídia podem resultar em infertilidade na mulher.

Controle do peso

Como explicado anteriormente a obesidade afeta a saúde como um todo e também a fertilidade, altera a produção hormonal, pode ocasionar diabetes, problemas cardíacos, e outras complicações.

Cuidado com determinadas medicações

Muitos medicamentos de uso comum podem interferir na fertilidade, alguns temporariamente outros por um período mais longo, quando o paciente faz uso de medicações de uso continuo, deve se atentar para seus efeitos colaterais de curto e longo prazo.

Idade é muito importante

Quanto mais idade o casal tiver mais difícil será ter filhos, depois dos 30 anos as taxas de fertilidade começam a cair, reduzindo drasticamente a partir dos 35 ou 37 anos, e praticamente extinguindo depois dos 40. Para os homens o tempo é menos prejudicial, mas a produção de espermatozoides e sua qualidade também são afetadas.

Num próximo post iremos falar sobre o congelamento de óvulos que é uma opção viável para muitas mulheres e casais que desejam ter filhos no futuro e desejam garantir a fertilidade.

 

 

Congelamento de óvulos uma alternativa para manter a fertilidade.

É notório que mulheres e casais estão cada vez mais postergando a gestação, os fatores são diversos e muito particulares, segundo pesquisa

 

Dra. Amanda Volpato CRM 122.447 – Medicina Reprodutiva – IPGO

👉📲 Entre em contato pelo whats: https://goo.gl/sQHkfJ

👉📲 Agende seu horário: (11) 3885-4333

Saiba mais em: https://goo.gl/g6w96D

#infertilidade #fertilidade #reproducaohumana #reproducaoassistida #infertilidadeconjugal #infertilidademasculina #fertilizacaoinvitro #tentante #tentantesunidas #tentantes2018 #tentantesdobrasil #testedegravidez #ginecologista #endometriose #fiv #tentantes #vencendoainfertilidade #realizandosonhos #maternidade #gravidez #ipgo #endometriose #reproducaohumana #reproducaoassistida #vempositivo #acreditesempre

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *