reprodução humana estimulação ovariana
DeHumberto Mingoranze / Notícias / 1 comentário

DuoStim: um novo protocolo para mulheres com poucos óvulos

DuoStim:
um novo protocolo para mulheres com poucos óvulos

O DuoStim, ou Double Stimulation (Dupla Estimulação), é um protocolo de estimulação ovariana indicado para pacientes más respondedoras ( poucos óvulos). Nesta estratégia, no mesmo ciclo menstrual são realizadas 2 estimulações ovarianas e 2 coletas de óvulos, aumentando o número de óvulos coletados.

A medicação para estimular os ovários pode ser variável de acordo com a experiência de cada profissional. Inicia-se a estimulação ovariana da forma usual, utiliza-se o bloqueio da ovulação com antagonista do GnRH e o trigger com agonista do GnRH. Depois de 2 a 5 dias da coleta de óvulos, já se inicia um novo protocolo de estimulação com a mesma medicação.

early-pregnancy-signs-2160x1200

Um estudo utilizando este protocolo observou maior número de óvulos maduros e embriões na segunda coleta e em um outro, não houve diferença no número de óvulos, óvulos maduros, embriões ou taxa de embrião euploides (geneticamente normais) comparando as duas coletas. Isso mostra que não é necessário esperar o próximo ciclo para estimular novamente os ovários e fazendo este protocolo, pode-se aumentar o número de óvulosobtidos.

reprodução humana estimulação ovariana
O DuoStim pode ser útil em pacientes más respondedoras, aumentando o número de óvulos coletados num mesmo ciclo e, assim, aumentando a chance de gravidez .

1 comentário

  • Josilsene Borges

    Tenho muitas dúvidas,queria saber quais as medicações usadas,se aumenta o valor da fiv? Se é feito em.ciclos diferentes?

  • Escreva um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *