mitos e verdades sobre a infertilidadeA infertilidade é um problema comum. Atinge em média 9% dos casais durante a idade reprodutiva. As informações acerca da infertilidade e suas causas as vezes é um pouco distorcida, envolvendo alguns mitos que acabam passando por verdades. Abaixo alguns mitos e verdades sobre a infertilidade masculina e feminina.

Em cada 100 casais, em média 10 terão dificuldade para engravidar

Verdade. Segundo a European Society of Human Reproduction and Embriology, em média 1 em cada 10 casais terá problemas relacionados a infertilidade.

Tratamentos para engravidar acabam gerando gêmeos

Mito. Em média, 20% das mulheres tem mais de um filho em tratamentos contra a infertilidade.

Tenho o útero invertido, portanto não poderei engravidar

Mito. O útero invertido não significa uma anormalidade nem mesmo infertilidade. Porém, as chances de concepção são um pouco reduzidas. Para evitar a perda do sêmen, é necessário adotar algumas posições sexuais específicas durante o ato.

O uso prolongado de pílulas anticoncepcionais gera infertilidade

Mito. O uso de pílulas anticoncepcionais não torna a mulher infértil. Desta forma, é necessário apenas parar de usar o medicamento e a mulher estará apta a engravidar.

Posso engravidar mesmo com apenas uma trompa e um ovário

Verdade. Mesmo que a mulher tenha se submetido a cirurgias para retirada de trompa ou ovário, ela estará apta a ter um bebê, desde que o útero, um ovário e uma trompa estejam saudáveis.

A prática constante de exercícios pode dificultar a concepção

Verdade. A pratica de exercícios físicos forçados como corridas de longa distância e ciclismo de longa distância podem provocar a amenorréia, que caracteriza-se pela ausência de menstruação.

Quanto maior a idade, maior a dificuldade para engravidar

Verdade. Após os 35 anos, a quantidade e qualidade dos óvulos produzidos diminuem gradativamente. Também é importante observar que após esta idade, as chances do bebê nascer com síndromes genéticas é maior, como a síndrome de down.

Provocar aborto reduz chances de engravidar posteriormente

Mito. Contanto que realizado com segurança e adequadamente, o aborto não diminui as chances da mulher engravidar. Porém, aborto provocado por aspiração ou curetagem se feito de maneira incorreta pode causar obstrução das trompas e outras complicações que podem dificultar o ato de engravidar no futuro.

Aborto natural diminui a chance de engravidar?

Mito. O aborto natural não tem ligações com novas gestações.

Fumar prejudica a fertilidade?

Verdade. Esta regra não vale só para o tabagismo, mas também para o álcool e outras drogas. Nas mulheres, a qualidade dos ovários é reduzida e nos homens os espermatozoides podem ser produzidos com morfologia alterada e dificuldade de locomoção.

O diabetes pode afetar minha fertilidade?

Verdade. O diabetes causa transtornos hormonais que podem afetar a fertilidade na mulher. Nos homens o diabetes pode gerar espermatozoides com alteração no material genético, prejudicando o espermatozoide e como consequência dificultando a fecundação.

Existem alimentos que facilitam a fecundação?

Verdade. Pesquisadores da universidade de Harvard afirmam que alguns alimentos que contém baixo índice glicêmico podem ajudar a fecundação. Alguns exemplos:

  • Atum light
  • Batata-doce
  • Ameixa
  • Crustáceos
  • Iogurte desnatado
  • Entre outros