DeHumberto Mingoranze / Notícias / 0 comentários

Onze mitos e verdades sobre fertilidade

Onze mitos e verdades sobre fertilidade

 

#1 – Aborto natural reduz as chances de engravidar novamente.

MITO. Uma gravidez interrompida naturalmente por si só, não atrapalha novas gestações. Porém se houver recorrência é preciso investigar melhor, para identificar o que está acontecendo.

#2 – Obesidade prejudica a fertilidade?

Verdade. A obesidade pode causar disfunções hormonais que prejudicam o ciclo menstrual e a ovulação. Nos homens pode alterar o metabolismo, que influencia na mobilidade e forma dos espermatozoides.

#3 Os ovários policísticos impedem a gravidez.

MITO. Embora a (SOP) Síndrome dos ovários policísticos possa causar a falta de ovulação gerando a infertilidade, existem várias formas de tratamento que podem ajudar a mulher a engravidar. Muitas mulheres com SOP engravidam naturalmente. Os tratamentos para mulheres com ovários policísticos que desejam engravidar têm ótimos resultados

 

#4 – Atividade física em excesso pode atrapalhar a fertilidade?

Verdade. Atletas de alto desempenho com adoção de dieta rigorosas, com alta carga de estresse físico e emocional, podem sofrer de amenorreia, ou seja, falta de menstruação.

#5 – Fumar pode causar infertilidade?

Verdade. O tabagismo e o alcoolismo reduzem a fertilidade de homens e mulheres, neles os espermatozoides tem sua morfologia alterada e com dificuldade de locomoção, nas mulheres a qualidade dos óvulos também é reduzida.

#6 – Doenças sexualmente transmissível (DST), podem causar infertilidade?

Verdade. Doenças como gonorreia e clamídia respondem por 10 a 15% dos casos de infertilidade. Podem provocar inflamações no aparelho reprodutor feminino e alterar a produção de espermatozoides.

#7 – As mulheres geralmente são mais inférteis que os homens.

MITO.  Os casais inférteis têm 40% das causas nas mulheres, 40% nos homens e 20% em ambos. Portanto a afirmação é falsa.

#8 – O diabetes afeta a fertilidade?

Verdade. A diabetes causa transtorno hormonal que afeta a fertilidade de homens e mulheres. Por isso é fundamental o controle da diabetes e o acompanhamento médico, sobretudo nas pessoas que desejam ter filhos.

#9 – Se o homem já tem filho, então a infertilidade é pode ser da mulher?

MITO. Entre um filho mais velho e uma nova tentativa de ter filhos o homem pode ter sofrido alterações no sêmen que podem impedir de ter filhos novamente. Por isso é importante realizar exames que verifiquem a fertilidade masculina.

#10 – O uso prolongado de anticoncepcional pode causar infertilidade.

MITO.  O que geralmente acontece é que o uso da pílula pode “mascarar” problemas nos ovários (dificuldade de ovulação. Por exemplo), que só será descoberto após a suspensão da medicação.

#11 – A idade afeta a fertilidade.

Verdade. A idade da mulher é um dos principais fatores quando se calcula as chances de engravidar. Porém existem muitos tratamentos que podem melhorar a fertilidade feminina, por isso é importante procurar um médico especialista em reprodução humana.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *