idade reprodução humana
DeHumberto Mingoranze / Notícias / 0 comentários

Qual limite de idade para fazer fertilização in vitro

Qual limite de idade para fazer fertilização in vitro

Por inúmeros motivos, atualmente muitas mulheres têm tomado a decisão de adiar a gravidez, mesmo com a técnica de fertilização in vitro. Existe uma idade limite para engravidar?

A idade é uma das principais questões que causa inquietação para quem deseja gerar um filho e quer esperar um pouco mais. Por esse motivo, o método já é mundialmente conhecido. No Brasil ele ainda está se desenvolvendo, assim como em outros países.

Mesmo essa técnica sendo uma das melhores a ser usada para gerar embriões, após os 43 anos a probabilidade para o êxito para engravidar acaba sendo restrita devida às condições naturais femininas por causa da idade.

A partir dos 38 anos a mulher realiza um processo de declínio a produção hormonal com a perda total dessa capacidade de fertilização depois dos 55 anos. Ainda é possível efetuar a fertilização in vitro com os óvulos femininos até os 43 anos. Apesar de ser uma idade já estabelecida, é necessário dizer que depende de pessoa para pessoa, pois as características particulares interferem muito.

Pode ser utilizada a opção de doação de óvulos de uma mulher com idade inferior em situações de baixa produção ovular. Nesse caso, tudo é feito anonimamente, tanto para quem doa como para quem recebe a doação. E obviamente, a doadora não detém quaisquer direito sobre a criança gerada.

Posso engravidar por FIV com mais de 43 anos?

Apesar de essa questão ser variável, vai depender da mulher e sua disposição para a gravidez acontecer.  Com 44 anos ou mais, é preciso ser feito exames de rotina de forma regular, praticar o tratamento médico correto e manter uma qualidade de vida saudável. Aliás, há mulheres na fase dos 40 anos que têm a gravidez mais sadia do que algumas mais jovens.

Para que a gestação aconteça da melhor maneira possível, são necessários alguns cuidados: furtar-se do consumo de substâncias como, tabaco, cafeína, álcool ou outras drogas, ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente.

Existem uma série de variáveis até mesmo genético que interferem no tema da idade, por isso é fundamental a avaliação com um médico especializado em reprodução humana.

 

 

 

 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *