VARICOCELE E A INFERTILIDADE tratamento de reprodução humana
DeRedação / InfertilidadeNotícias / 0 comentários

Tratamento da Varicocele em São Paulo | Infertilidade Masculina

Nos últimos anos muitas pesquisas vem revelando um aumento na infertilidade masculina bem como a queda da produção de espermatozoides, as causas ainda não estão definidas, mas fatores como estresse, ansiedade, má alimentação, tabagismo e alcoolismo tem alguma relação.

A Varicocele por sua vez é uma doença que afeta cerca de 15 a 20% dos homens jovens, sendo que em pacientes que procuram tratamento de reprodução assistida o percentual sobe para 38%.

A doença é caracterizada pela dilatação dos vasos sanguíneos do PLEXO PAMPINIFORME, essa estrutura é o conjunto de vasos, que tem a finalidade de irrigar os testículos e promover seu correto funcionamento, com a presença da VARICOCELE as células responsáveis pela produção de espermatozoides tem suas funções prejudicadas e pode levar a infertilidade.

tratamento da varicocele
tratamento da varicocele

O desenvolvimento da doença é lento e nem sempre apresenta sintomas, os mais comuns é alteração no tamanho dos testículos e em alguns casos os pacientes sentem dores.

PORQUE A VARICOCELE PREJUDICA A FERTILIDADE?

A produção de espermatozoides tem ligação direta com a temperatura, que via de regra deve ser em média 2 graus menor do a do corpo (36°) graus, com a presença da VARICOCELE (Dilatação dos vasos sanguíneos) a temperatura dos testículos aumenta, prejudicando a produção dos gametas masculinos (espermatozoides).

Além disso o aumento da temperatura pode interferir de forma negativa em outros processos celulares, como a produção de radicais livres e de substancias tóxicas para os espermatozoides, reduzindo sua mobilidade e quantidade.

No entanto essas condições são algumas hipóteses, os reais mecanismos ainda não foram elucidados de forma concreta.

QUAL O TRATAMENTO DA VARICOCELE?

O objetivo do tratamento da varicocele é melhorar a função testicular os parâmetros seminais, em 90% dos casos a infertilidade pode ser resolvida. Geralmente o tratamento é cirúrgico, realizado em hospital dia sem a necessidade de internação, o procedimento irá corrigir o fluxo sanguíneo da região testicular, visando eliminar os sintomas.

BASICAMENTE EXISTEM TRÊS TIPOS DE POSSIBILIDADES DE TRATAMENTO:

  • Cirurgia aberta
  • Laparoscopia
  • Embolização percutânea

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *